Ipure

MEMBRANA DE OSMOSE

As membranas são uma das técnicas mais conhecidas para tratamentos de filtração e separação de substâncias, especificamente a membrana de osmose reversa, tem como objetivo de remover os sais dissolvidos no meio líquido, são fabricadas em sua maioria de acetato de celulose ou poliamida. “A membrana propriamente dita é um composto de película fina “thin film composite” semelhante a uma folha de papel composta de três camadas, sendo uma camada suporte de poliester, uma camada intermediária de polisulfona e uma camada ativa de poliamida. Para que possa operar convenientemente é enrolada em espiral e protegida por um encapsulamento de fibra de vidro ou tela em PP.

Semipermeáveis, as membranas de osmose reversa permitem somente a passagem da água, e não do soluto (sais dissolvidos). Geralmente, são aplicadas quando é necessária a redução dos TDS (sólidos dissolvidos totais), ou seja, quando é preciso remover os compostos salinos que estão dissolvidos, aplicados em processos farmacêuticos, microeletrônicos, alimentação de caldeiras, etc.

Para aplicações farmacêuticos temos as chamadas das membranas sanitárias ou fullfit que tem como função mitigar a proliferação microbiana.